Reflexões a cerca das dificuldades de aprendizagens em leitura e escr. Qual o papel da escola diante da dificuldade de aprendizagem dos alunos?

O que é dificuldade de aprendizagem?

[] Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das causas de dificuldade de aprendizado de natureza neurobiológica mais comum durante a infância e a adolescência. Ocorre em 6-10 das []

Já gastei muito dinheiro com terapias, mais não vi resultado. não sei o que faço Antes de falarmos sobre Transtorno e Dificuldade de Aprendizagem, é preciso levar em conta que a aprendizagem envolve muitas variáveis e aspectos, como questões sociais, biológicas, cognitivas, entre outras. O nosso objectivo é capacitar os professores com conhecimentos de cada um dos métodos, as suas vantagens e desvantagem e saber selecionar e aplicar ométodo de aprendizagem da leitura mais eficiente à realidade e necessidades de cada aluno que tem em sala. Essas dificuldades são pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica, geralmente associadas a algum comprometimento no funcionamento de certas áreas do cérebro. Porém, é arriscado falar somente em uma causa biológica.

As mesmas são a base fundamental para as restantes aprendizagens escolares. O primeiro viés a se levar em conta no que tange a Dificuldade de Aprendizagem é a importância da multidisciplinaridade integrada. Ou seja, quando nos referimos à Dificuldade de Aprendizagem, estamos falando sobre um ser que possui uma maneira diferente de aprender.
Se trata de um obstáculo, uma barreira, um sintoma, que pode ser de origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional. É essencial que o diagnóstico seja feito o quanto antes, uma vez que há consequências em longo prazo.
É interessante frisarmos que a maior parte destes problemas de Dificuldade de Aprendizagem podem ser resolvidos no ambiente escolar, haja vista que se tratam, de questões psicopedagógicas. Meu filho se chama Marcelo Alves Machado, ele tem 10 anos é uma criança comunicativa e as vezes inquieto, está aprendo a ler agora no 5 ano da 4 série, estou muito preocupada pois desde sedo ele 4 anos ele se trata com neuro pediatra, pedagoga, psicólogas e ninguém fecho um diaguinostico conclusivoum diz que é imperativo outro diz que tem dificuldade de aprendizagem, mas não um diaguinostico olha ele tem isso o tratamemto é este.

Tenho uma aluna no sexto ano, que teve paralisia cerebral , e trouxe danos nos seus movimentos, tanto motores como cognitivos segundo o laudo médico, e frequenta a escola e me e vejo as vezes diante de alguns problemas, devido a suas atividades escolares por nao ter um preparo adequado, pois sou seu professor de matemática pela primeira vez e estou fazendo de tudo pra me adequar e por isso busco ajuda de todos os meios para assegurar uma minima educaçao e aprendizagem co qualidade pra elaenfim estou pedindo sugestoes de atividades para esse tipo de aluno entre outras Ainda assim, essas dificuldades são geralmente o culminar de lacunas que vêm surgindo ao longo do desenvolvimento das competências base da leitura e escrita. O Método Jean Qui Rit é um método fono-mímico, em que as crianças aprendem uma pequena história associada a uma imagem, uma palavra-chave (o nome da criança da imagem) e um gesto para determinado fonema. O gesto associado ao fonema activa as memórias auditiva e visual e recorre ainda à memória motora. Este método é auxiliar ao método sintético (dado que a base da aprendizagem é a letra) e como apela a diferentes sentidos, facilita a memorização e a aprendizagem.

  • identificar os pontos positivos e negativos de cada um dos métodos;

  • aplicar estratégias de cada um dos métodos em sala de aula;

  • identificar o mais indicado a utilizar para os seus alunos e colocá-lo em prática;

  • aplicar estratégias de modo a ajudar os seus alunos na aquisição da leitura e escrita.

O cérebro nestes casos funciona de forma diferente, pois, mesmo sem apresentar desfavorecimento físico, social ou emocional, os portadores do distúrbio de aprendizagem demonstram dificuldade em adquirir o conhecimento da teoria de determinadas matérias.
Isso não significa que ela seja incapaz, uma vez que este quadro é reversível, necessitando para isso métodos diferenciados de ensino adequados à singularidade de cada caso.
Ficou mais fácil diferenciar as duas situações? Dúvidas? Faça sua pergunta! Bom dia! meu nome é Tania estou cursando o 8 período de pedagogia o o tema do meu TCC é dificuldade de aprendizagem , gastaria de saber se vocês do NEUROSABER podem me enviar artigo sobre o meu tema ? pois gostei muito do artigo que fala a diferença entre dificuldade de aprendizagem e distúrbio de aprendizagem. Olá, Boa Noite. Eu sou professora numa escola municipal, e tem um aluno na sala que ao observá-lo me parece que ele tem o TOD, pois bate muitas coisas que ele faz com os sintomas de TOD. Ele passa por psicologa, porem não vi melhoras. Ele não aceita ser chamado atenção, tudo que faz acha ta certo e os outros sempre errados.

meuDeus estou muito preocupada se puder me ajude desde já eu agradeço!! A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada com inúmeros fatores, tais como: a metodologia utilizada, os métodos pedagógicos, o ambiente físico e até mesmo motivos relacionadas com o próprio aluno e seu contexto de vida. O termo se refere a um aluno que possui uma maneira diferente de aprender, devido a um barreira que pode ser cultural, cognitiva ou emocional. Por se tratar de questões psicopedagógicas, as dificuldades de aprendizagem podem ser resolvidas no ambiente escolar. Luciana, boa noite!
Eu poderia dizer que na dificuldade de aprendizagem, o aluno já internalizou bem a leitura/ escrita, mas apresenta dificuldades em conteúdos escolares mais complexos, em decorrência de fatores emocionais, dispedagogia, etc? Nas palavras do Dr Vitor da Fonseca, o Distúrbio de Aprendizagem está ligado a um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica.
Neste caso, estamos lidando com uma questão de neurônios, de conexão.

Já não sei mais o que fazer para ajudá-lo até uma professora está tentando alfabetizá-lo pelo sistema alfa e beto mas ta dificil, é um menino meigo, calmo e amoroso,mas sinto que está se sentindo inferior pois o mano que é gêmeo já está no 8ª ano 7ª serie. Por favor me ajudem o que devo fazer para ajudar meu filho? Finalmente, também é papel da escola, por meio da figura do professor, adaptar a metodologia de ensino para ajudar o aluno. Não apenas em relação à adoção de práticas ou instrumentos para contornar as dificuldades de aprendizagem. Na realidade, é necessário buscar a dinamicidade e inovação na sala de aula, integrando atividades lúdicas e adotando ferramentas tecnológicas de apoio ao ensino, por exemplo. O objetivo é estimular o aluno, de uma forma despretensiosa, a desafiar sua concepção sobre as próprias limitações.

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[] Quantas vezes você já ouviu que uma criança que não consegue aprender de forma satisfatória na escola pode ter um distúrbio de aprendizagem? É muito comum utilizar este termo para denominar este estado de fracasso e insuficiência escolar, mas muitos não sabem que, na maioria das vezes, esta situação apenas representa uma simples dificuldade de aprendizagem e não um distúrbio. A diferença entre ambas encontra-se exatamente na intensidade da persistência da dificuldade e no grau de sua insistente presença, mesmo se tomando medidas interventivas. Baixa resposta à intervenção e manutenção do baixo rendimento por continuar a não se apropriar de habilidades básicas para leitura, escrita e matemática sinaliza possível distúrbio ou transtorno de aprendizagem. [] O presente artigo teve como objetivo relatar as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita nos anos iniciais e nortear para onde e como deve-se agir para obter resultados satisfatórios na aprendizagem. A justificativa por essa temática consiste no fato de ser extremamente importante saber ler e escrever nem que seja o mínimo possível para viver bem diante da sociedade e que as dificuldades de leitura e escrita não são superadas no processo e são levadas durante toda a vida escolar comprometendo o desempenho do aluno.

O que é dificuldade de aprendizagem?

Através dele foi possível mostrar em consulta A visão de Gadotti quanto ao ensino e quanto ao papel do professor nesse ciclo de aprendizagem e citar Freire como uma das inspirações, diante da desenvoltura que aponta o papel e a importância do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem que vai além de apenas ensinar. A pesquisa aqui presente teve cunho qualitativo exploratório e foi tipo bibliográfico através de pesquisa e estudo em livros, artigos retirados da internet entre outros. Foi ainda possível afirmar que diante do presente trabalho obteve-se a ideia de que o aluno é um ser que está aprendendo com o mundo e é preciso observá-lo e descrevê-lo para que se possa haver uma adaptação curricular no processo de ensino que esteja totalmente voltado para a melhoria da aprendizagem do aluno. Concluiu-se então que é necessário desenvolver ações pedagógicas e de cunho adaptativo para aprendizagem desses alunos, para que ocorra diante do processo ensino aprendizagem a soma de resultados na alfabetização de alunos com dificuldades na leitura e escrita.

Até a professora ele não mede palavras pra jogar a ira pra fora, xinga de tudo depois vai passando a raiva, fica isolado, não faz tarefa, por mais que sente do lado dele explicando de vagar, ele fica dizendo. . eu não sei fazer. . porem, me parece que ele não gosta mesmo de fazer, não se esforça pra aprender. está sempre desligado e procurando chamar atenção, brigar, levanta vai na mesinha do lado e mexe em , eu penso em todas as possibilidades até mesmo de menino mimado, só que, tem as agressividades dele, bate no outro ou outra, tanto faz menina quanto menino, ele bate e depois age como se ele fez porque não teve outra alternativa diz: ah tbm ela(ele) que bateu em mim primeiro. Essa crianca est[a no pre 2, eu me preocupo muito com ele. O que voce me Diz:?
Abracos.


Não seriam mais pertinentes atividades de consciência fonológica e fonêmica que atendem melhor à estrutura da língua portuguesa, que é fonética?
Desculpe o questionamento, mas na prática não tenho tido resultados com este tipo de atividade.
Poderia me orientar?
Obrigada.
Um abraço Um problema que muitos educadores relatam é o fato de haver alunos, dentro de sala, que encontram grandes desafios que se referem à dificuldade de leitura. Para se ter uma ideia da dimensão do quão sério pode ser este cenário, basta relembrar uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, em 2016. Segundo o levantamento, chamado de Retratos da Leitura no Brasil, em sua 4ª edição, 44 da população brasileira não lê e 30 nunca comprou um livro.
Evidentemente que o caso apontado é multifatorial, mas não podemos nos esquivar da responsabilidade que a escola exerce na vida de uma pessoa. É provável que um desses entrevistados pelo estudo tenha enfrentado obstáculo quanto à prática da leitura durante os anos escolares.

Olá meu filho tem 12 anos está no 7 ano do ensino fundamental ele sempre teve muita dificuldade sempre teve um atraso em aprender e até hoje à escrita e a leitura estão bem ruins e as notas dele está na média de 5 a 6 que tipo de tratamento posso estar procurando para meu filho* Olá meu filho tem 12 anos está no 7 ano do ensino fundamental ele sempre teve muita dificuldade sempre teve um atraso em aprender e até hoje à escrita e a leitura estão bem ruins e as notas dele está na média de 5 a 6 que tipo de tratamento posso estar procurando para meu filho Bom dia, meu filho tem 14 anos está no 6º ano 5ª serie e não sabe ler ainda nem fazer contas, conhece todas as letras do alfabeto mas não consegue juntá-las nem lê-las, conhece os números ate 20 com dificuldade, já frequentou fonoaudióloga, psicopedagoga, psicologa, neurologista, aulas particulares, sala de recurss na escola, já tomou medicamentos tais como Ritalina e um outro que não lembro o nome antes de tomar a Ritalina. Sendo que quando tomava a Ritalina emagreceu tanto e parou de crescer,não tinha sono e chegava a ter olheiras fundas e escuras que o pediatra cortou a medicação pois já estava abaixo da linha esperada de crescimento e peso. Indicou Ioga o que fez por um ano sem sucesso.

Deste modo,a facilidade de aprendizagem na leitura advém das oportunidades que são facultadas às crianças para se tornarem familiarizadas com a linguagem escrita. Perante esta questão, é preponderante conhecer, compreender, aprender, utilizar e avaliar diferentes métodos de ensino formal da leitura, adaptando-os à realidade e necessidades de cada aluno. Boa Tarde Luciana Brites,
Sou professora da educação de jovens e adultos, onde percebo que metade dos alunos não concluíram os estudos por possuírem dificuldades da aprendizagem e se não forem feitas intervenções adequadas continuarão assim e terminarão os estudos sem o conhecimento necessário. São adultos, com idades que varia entre 18 e 70 anos. O que posso fazer para ajuda-los? se utilizo método divertido os jovens gostam e os idosos não, se utilizo a lousa fica chato para os jovens e vice versa. Prezada Luciana, entendo que essas atividades sugeridas para trabalhar dificuldades de aprendizagem, apenas trabalham a MEMORIZAÇÃO.

Tais resultados só serão possíveis com empenho e dedicação total do professor, estando presente e mostrando o mundo como meio de aprendizagem e dando autonomia para o aluno aprender fazendo. [] No Brasil, em torno de 40 das crianças na escola apresentam dificuldades no processo de aprendizagem escolar. A grande maioria desta cifra decorre de insuficiências do ambiente pedagógico, falta de infraestrutura, baixo nível de capacidade didática do professor, problemas emocionais ou por questões culturais e incoerências curriculares. Uma parte destas crianças, porém, podem não conseguir aprender adequadamente por motivos internos, intrínsecos, oriundos, de uma disfunção cognitiva específica que nada tem a ver com o ambiente em sua volta, mas definido por inadequado funcionamento cerebral que afeta sua capacidade de absorver e memorizar aprendizagens que dependam do acesso fluente à leitura, à escrita e à habilidade matemática. São os Distúrbios ou Transtornos de Aprendizagem. [] A aprendizagem da leitura é dos maiores desafios que as crianças têm que enfrentar nas fases iniciais da sua escolarização e éfundamental que os professores conheçam a função que a linguagem tem como motor e produto no desenvolvimento de todas as aprendizagens.

Frequentemente, alunos que apresentam sintomas relativos a problemas de atenção, ansiedade ou agitação desenvolvem esses problemas por causa de algum conflito pessoal ou familiar e não unicamente por razões de ordem fisiológica. Olá boa tarde! Meu filho tem oito anos, está no 2º ano(1ª série), está repetindo o ano, está como inclusão. Foi diagnosticado com Síndrome de Klinefelt,. Gostaria de saber em que está síndrome interfere na aprendizagem,pois ele não reconhece todas as letras do alfabeto, hoje aprende, amanhã já não se lembra mais. Tenho tentado ajuda-lo com os sons das letras , as sílabas, não sinto muito interesse por parte dele, ele tem problema na fala também, já levei ao fono mas ele diz que é chato e não quis ficar. Estar alerta e atento é essencial, pois permite um rastreio atempado e um acompanhamento precoce. Para nós é crucial desenvolver planos personalizados direcionados para as reais dificuldades de leitura e escrita de cada criança.

Reflexões a cerca das dificuldades de aprendizagens em leitura e escrita uma visão psicopedagógica

Sou professora e atuo com alunos com deficiências e transtornos. Além disso, trabalho com formação de professores para a Educação Inclusiva. Gostaria de saber se distúrbios e transtornos de aprendizagem são termos sinônimos ou não? Se não, qual a diferença? Para mim são a mesma coisa. Outra questão, quais profissionais compõem uma equipe multidisciplinar na avaliação e intervenção de transtornos? Qual a contribuição de cada um desses profissionais em relação, por exemplo, às pessoas com dislexia, discalculia? Obrigada! Profissionais da área de educação precisam lidar com alunos que apresentam os mais diversos históricos. Para isso, é importante encontrar metodologias que se encaixem com o perfil de cada um dos estudantes. Entretanto, alguns dos alunos podem apresentar dificuldades de aprendizagem, pela não adaptação aos métodos pedagógicos.


Portanto, é imprescindível que pais e professores se juntem a um objetivo comum neste aspecto: impulsionar a habilidade do aluno a materiais e exercícios que estimulam a leitura na vida do pequeno.
Há muitas maneiras de se trabalhar isso, basta que os adultos responsáveis, direta ou indiretamente, na educação do aluno saibam identificar a demanda em questão. O intercâmbio entre professores e pais é muito importante para essa finalidade. Veja como pode ser bastante proveitosa essa dinâmica. Sempre é bom salientar que tais atividades podem ser feitas tanto em sala de aula quanto em casa. O aspecto lúdico deve estar presente para tornar a atividade atrativa.
As sugestões na sequência procuram apresentar à criança a leitura desde a fase mais determinante de sua vida acadêmica: a alfabetização do pequeno. São perturbações do neurodesenvolvimento que dificultam a capacidade de aprender ou utilizar competências académicas específicas de leitura e escrita.

Dificuldades de leitura e escrita: O que são afinal?

Não necessariamente Milene, Uma criança com DI apresenta Dificuldade de Aprendizagem, quando falamos em Distúrbios são disfunções que afetam aprendizagem escolar, escrita, leitura e cálculo. Abraços O Terapeuta da Fala intervém nas alterações dos sons da fala bem como nas dificuldades linguísticas e de leitura e escrita, com etiologias distintas, entre elas as perturbações específicas da linguagem, as perturbações fonológicas, as perturbações de aprendizagem, entre outras. Muitas pessoas possuem dúvidas no tocante a diferenciação entre dois tópicos que costumam se confundir:
1 Transtorno de Aprendizagem;
2 Dificuldade de Aprendizagem.
Talvez esta seja também sua dúvida aí do outro lado, não é verdade? Que tal então aprendermos a diferenciar estes conceitos que prescrevem duas situações distintas? Adorei a matéria que vc estou precisando muito, meu filho tem dificuldade em aprendizagem, não esta acompanhando a turma e isso me preocupa demais.

Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Excelentes estas iniciativas. Por isso atentarmos para a inclusão objetiva e mais densa destas temáticas em cursos afins à Pedagogia.

Source: https://www.educatio.pt

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